Por Stella Azulay – CEO da Juntos Educação Parental

AGORA É LEI PAIS APRENDEREM A EDUCAR FILHOS

Nesse mês de Março de 2024, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, sem vetos, a lei sobre incentivo à parentalidade positiva e ao direito de brincar como forma de prevenir a violência contra crianças.

A sanção da Lei 14.826, de 2024, foi publicada no Diário Oficial da União, da 5ª feira dia 21 de março.

A nova legislação define a parentalidade positiva como o processo de criação dos filhos baseado no respeito, no acolhimento, na firmeza com gentileza.

O texto determina ao Estado, à família e à sociedade, o dever de promover o apoio emocional, a supervisão e a educação não violenta às crianças até 12 anos de idade.

Pelo texto, a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios deverão adequar as suas políticas de assistência social, educação, cultura, saúde e segurança pública para promover ações de fortalecimento da parentalidade positiva. Além disso devem, incluindo a sociedade, promover ações de proteção da vida à criança, de educação não violenta e lúdica e de estímulo a sua autonomia e ao pleno desenvolvimento das capacidades neurológicas e cognitivas.

As novas regras previstas na lei devem entrar em vigor em 180 dias a partir da publicação.

 

OS DESAFIOS DE EDUCAR NO SÉCULO XXI

Pais não nascem sabendo a ser pais, muito menos a educar. Antigamente, amor e intuição eram suficientes porque vivíamos uma geração de educação mais autoritária. Isto obviamente não era o ideal, deixava muitos traumas, mas tinha seus resultados.

Hoje em dia amor e intuição não são suficientes e o autoritarismo só faz com que pais se afastem de seus filhos.

O resultado são pais perdidos em suas funções educadoras, por não saberem agir, abusam do autoritarismo ou abusam da permissividade. E nenhum desses extremos funciona com essa geração. O incentivo ao uso da parentalidade positiva, se dá justamente para equilibrar esses extremos danosos às crianças.

 

PAIS MAIS PREPARADOS PREPARAM OS FILHOS PARA OS DESAFIOS DA VIDA

Com essa dor familiar, surgiu uma cura chamada Educação Parental. Os educadores parentais têm a função de orientar os pais em como alcançar resultados positivos e saudáveis no decorrer da vida e desenvolvimento dos filhos, desde o nascimento até a vida adulta.

Usando de uma postura e de uma comunicação positiva, assertiva, com firmeza e gentiliza, madura e consciente.

 

UMA REDE DE APOIO JUNTOS

A Juntos Educação Parental nasceu em 2023 como a mais completa empresa de educação parental do país, fazendo parcerias com empresas (qualidade de vida, saúde, bem-estar) e com escolas. Está nos planos em breve um modelo que funcione diretamente para os pais.

Idealizada e fundada por mim, Stella Azulay, que sou  Jornalista e Educadora Parental, ao lado de seu marido Frank Azulay, a Juntos reúne cerca de 20 profissionais das mais diversas áreas, todos especialistas e referências em suas áreas de atuação, como : psiquiatra da infância e adolescência, psiquiatra da saúde da mulher, educadora sexual, educador financeiro, especialista em uso de telas, em projeto de vida, terapeuta de casal, paternidade responsável, inclusão e parentalidade atípica, especialista em sono, pediatra, nutricionista, psicopedagoga, psicóloga, entre outros.

Eu mesma fiz a curadoria de cada profissional e todos eles se formaram como Educadores Parentais em Disciplina Positiva, por uma das percursoras do tema no Brasil e que também integra nossa equipe, Bete P. Rodrigues.

 

EDUCATION SKILLS

Normalmente os pais pensam e dizem que não precisam que ninguém os ensine a serem pais.

Mas como todas as funções e profissões, sempre podemos nos aprimorar e melhorar. E os ganhos em aprender com a Educação Parental vão muito além dos filhos.

Nós da Juntos criamos o termo Education Skills. O que isso quer dizer?

Nada desenvolve mais uma pessoa, nada amadurece mais uma pessoa, do que quando ela se empodera da função educadora.

Quando um adulto aprende a se comunicar melhor com os filhos, criar um clima de respeito, com hierarquia através da firmeza e da gentileza, com regras, com uma rotina organizada, isso vai repercutir em todas as áreas da vida: na profissional, na social, na pessoal e até mesmo na amorosa.

 

UM NOVA CULTURA PARA AS FAMÍLIAS E SOCIEDADE

É claro que é uma quebra de paradigmas se aprender a educar. Mas cada vez mais a necessidade de se aprender sobre parentalidade positiva fica mais clara. Os pais ou responsáveis são os adultos da relação, não existe educar filhos sem que esses adultos se eduquem, porque somos o exemplo.

Mas o benefício individual, familiar e para a sociedade é sem precedentes.

Todo mundo quer ter uma relação saudável com os filhos, ter uma família harmoniosa, não perfeita porque ninguém é perfeito, mas buscando aprender e evoluir.

Só que não existe resultado sem esforço e esse esforço começa pelos pais que devem se interessar mais pelos temas de educação, se engajarem em projetos, adquirirem conhecimento, porque conhecimento é saúde e bem-estar.

COMO E ONDE APRENDER

Nós da Juntos Educação Parental criamos diversas formas de se evoluir no papel educador. Criamos uma plataforma, uma ‘Netflix’ da Educação Parental, com todos nossos profissionais ministrando cursos nos mais diversos formatos, cursos mais extensos e completos, pocket cursos, além de Podcasts, textos, vídeos. Também estamos muito presentes nas principais redes sociais. Existem conteúdos gravados e ao vivo. Além disso oferecemos também palestras, workshops, rodas de conversa, treinamentos, tanto presenciais quanto online.

Para que cada adultos escolha a forma mais confortável de adquirir conhecimento.

 

O QUE É VIOLÊNCIA CONTRA FILHOS?

Quando escutamos violência com filhos logo pensamos em agressão física. Mas a negligência também é uma forma de violência.

E negligência nem sempre é deixar uma criança suja passando fome. Negligência é não saber falar, se comunicar, proteger, dar ferramentas para que se desenvolvam, não saber lidar com crises, não saber identificar ansiedades e depressão, não orientar, não saber escutar, não saber como agir, não participar.

Por isso toda sociedade se encaixa nessa nova Lei.

 

O IMPACTO SOCIAL DA PARENTALIDADE POSITIVA

Nós vivemos nos perguntando que mundo vamos deixar para os nossos filhos. Mas eu inverto a pergunta. Que filhos vamos deixar para o mundo ? Porque um mundo melhor se faz com pessoas melhores e pessoas melhores se constroem dentro de casa.

Vamos juntos nessa jornada de construção de um mundo melhor. Vamos fazer a lei que só trará benefícios a todos. Todos saem ganhando !

 

Stella Azulay é TEDx Speaker, Escritora Best Seller do livro ‘Como educar se não sei me comunicar’, mãe de 4 e madrasta de 2, possui especializações em Neurociência Comportamental e Análise de Perfil, é Jornalista e foi correspondente em Jerusalém pelo SBT por 4 anos, empresária dos ramos de educação e beleza da mulher, trabalha com Desenvolvimento Humano e palestra desde 2004.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *